Bifes de Atum com Batata Doce

Para o Atum
1Kg de bifes de atum fresco cortados grossos (lombo)
2 Colheres (de sopa) de vinagre
1 Ramo de salsa
2 Folhas de louro
8 Dentes de alho
Pimenta preta de moinho, sal e piripíri q.b.
2dI de vinho branco
1 Colher (de sobremesa) de farinha torrada
1 pacote de natas frescas (200ml)
Azeite para fritar
Colocam-se os bifes numa taça e cobrem-se com a marinada feita com o vinagre, o vinho branco, a salsa, o louro, os dentes de alho picados, a pimenta e o piripíri. Deixam-se assim na marinada durante, pelo menos, 4 horas. 
Escorrem-se e secam-se com um pano, reservando a marinada que se côa e na qual se dissolve a farinha previamente torrada.
Numa frigideira grande fritam-se em azeite bem quente e á medida que vão ficando prontos (louros) colocam-se numa travessa aquecida onde irão ser servidos.
Depois de todos fritos e em lume mais brando, adiciona-se a marinada ao azeite que ficou na frigideira e deixa-se ferver um pouco para apurar, mexendo sempre. Retira-se a frigideira do lume e juntam-se as natas; mexe-se, retificam-se temperos e vai ao lume mais um pouco sem deixar ferver.
Serve-se polvilhado com salsa picada.

Ver também aqui.

Para a Batata Doce
1Kg de Batata Doce
1 dente de alho
azeite para saltear
tomilho em haste q.b.
sal, pimenta de moinho (facultativo; nesta confecção não achei necessário)
Descascam-se as batatas e cortam-se em cubos. Levam-se a ferver em água e sal por dois minutos e coam-se.
Pica-se um dente de alho para uma frigideira com um pouco de azeite e salteia-se a bata doce em lume vivo juntando tomilho fresco e corrigindo temperos a gosto.
Pode acompanhar-se com brócolos cozidos. O atum fica com o toque ácido do vinagre o que faz um excelente contraste com a bata doce. Este prato aguenta bem um vinho branco com algum envelhecimento em madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...