Frango Tailandês

Esta receita é um sucesso garantido. Corresponde a uma soma abastardada de várias dicas tiradas de outras tantas formas de cozinhar frango a oriente, e que resultou. Imaginação ao poder!
Junta paladares de doce, ácido e picante de forma harmoniosa, pela influência do leite de coco, do vinagre e do piripiri. Depois de se dominar a receita (que não é complicada) pode acentuar-se algum dos paladares, a gosto, embora eu aprecie o presente equilíbrio.
O nome da receita também é degenerado, claro. Enjoy!

1 Frango e meio limpo e cortado aos pedaços
1 Cebola pequena
1,5dl de azeite virgem
1 colher de sopa de maisena
Para a marinada:
1 Frasco de molho de soja ( 200ml)
1 Lata de leite de coco (400ml)
4 Colheres de sopa de vinagre
8 Dentes de alho laminados
1 Colher de sopa de grãos de pimenta preta
3 Piripiris
5 Folhas de louro
Confecção
Fazer a marinada e deixar os pedaços de frango na marinada durante quatro horas ou, de preferência, de um dia para o outro.
No dia seguinte escorra os pedaços de frango e reserve a marinada.
Aqueça um fundo de azeite num tacho grande e salteie os pedaços frango ligeiramente que vai retirando do azeite assim que estiverem alourados. Após alourar todo o frango, reserve. Junte uma cebola picada ao azeite que ficou; deixe alourar. Junte a marinada. Junte novamente o frango alourado, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até o frango estar tenro. Logo que o frango esteja tenro retire os pedaços de frango do tacho para uma assadeira e deixe a marinada apurar um pouco mais. Coloque a assadeira no forno preaquecido a 200ºC (grill) só o tempo necessário para alourarem.
Entretanto deixou apurar o molho que ficou no tacho; passe-o agora por um coador. Junte uma colher de sopa de maisena para engrossar e leve ao lume até ferver mexendo sempre. Está pronto!
Cubra o frango alourado na assadeira com o molho que engrossou e sirva com arroz basmati e um salada variada.
E o vinho para acompanhar estes paladares? Aceitam-se sugestões...

2 comentários:

  1. Não é muito fácil. Um espumante tipo Vértice ou Quinta dos Carvalhais devem ser capazes de cumprir a missão.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho nada a argumentar. Ainda bem que há quem saiba e esteja atento.

    ResponderEliminar

Sujeito a moderação de comentários.

25 de Abril

Para te conhecer Para te nomear                             LIBERDADE !                                                                    ...