Bolo Mármore

Este é o bolo da escapatória. Quando quero ter um bolo para o fim de semana e não estou para complicar nem pensar muito sobre a opção a tomar, faço bolo mármore; é simples, bom e todos gostam.



250g de farinha
250g de açúcar
250g de manteiga + 1 colher de sobremesa
100g de chocolate negro de culinária
2dl de leite + 3 colheres de sopa
3 gemas
3 claras
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa da casca de uma laranja (só para quem gosta!)

Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma de buraco.

Batem-se as gemas com o açúcar e depois junta-se a manteiga amolecida. Bate-se tudo muito bem. Juntam-se alternadamente e aos poucos o leite e a farinha peneirada com o fermento, batendo bem até fazer bolhas de ar. Nesta altura pode optar por juntar a raspa da casca de uma laranja. 

Batem-se as claras em castelo e envolvem-se na massa sem bater.

Retira-se uma porção (mais ou menos metade) de massa para uma taça a qual será (mal) misturada com o chocolate derretido, sem bater.

O chocolate deve ser previamente derretido em banho-maria, ou no micro-ondas, com 3 colheres de sopa de leite e uma colher de sobremesa de manteiga.

Deita-se a massa numa forma de buraco em camadas alternadas, devendo a primeira camada ser de massa sem chocolate. No fim pode dar-se uma passagem funda com um garfo para que as massas fiquem misturada.


Vai ao forno que deve ser previamente aquecido a 180ºC. Depois de meter o bolo no forno regular para 160ºC. Demora 30 minutos.

Depois de frio polvilhe com açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...