Tataki de Atum

Tinha um bom naco de lombo de atum no congelador e estes belos dias de sol recordaram-me a frescura saborosa do meu Tataki de Atum. Vamos a isso!...



Para 3-4 pessoas

600g de lombo de atum fresco
4 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 colher de chá de orégãos secos
2 dentes de alho picado
35g de gengibre ralado
Sumo de 1 lima
2dl de molho de soja
0,5dl de azeite
Pimenta preta de moinho q.b.

Corte o atum por forma a obter dois nacos grossos a todo o comprimento da peça. Tempere as peças com a pimenta. Reserve.

Entretanto faça o molho. Junte o molho de soja, o azeite, o alho picado, o sumo de lima e o gengibre ralado. Misture bem e reserve.

Leve as sementes de sésamo a lume médio, num sauté, agitando um pouco para que alourem. Depois de ganharem um pouco de cor espalhe num prato largo juntamente com os orégãos. Reserve.

Volte ao atum. Num sauté largo ou numa chapa onde deitou previamente um fio de azeite, sele as peças de atum em lume forte, por, mais ou menos, 30 segundos de cada lado. Retire-as para o prato preparado com as sementes de sésamo e os orégãos e envolva-as completamente com essa mistura.  

Agora já pode cortar o atum em fatias de aproximadamente 1,5cm. O atum deve estar cru por dentro apresentando a sua bonita cor rosa.

Regue o atum com um pouco do molho que preparou e sirva com o molho que sobra e com uma salada variada. Eu acrescentei um pouco de couscous que liga muito bem. Para o couscous pode espreitar aqui.

Recomendação: o atum, ou qualquer outro peixe que vá ser servido cru (ou quase), deve ser mantido congelado a -20ºC pelo período de 7 dias, única forma de garantir que não ocorre nenhuma parasitose.

1 comentário:

  1. João de Jesus
    Sr.ª Marilyn fosse tão fácil como a Sr,ª aqui o diz, mas da forma como o descreve e com o carinho e dedicação que o transmite até só pela imaginação já me vejo a confeccionar um belo tataki de atum... passei pelo Seu blog pois pesquisava tataki de atum e tenho a dar os parabéns por esta Sua criação... Continuação de boas receitas e felicidades.

    ResponderEliminar

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...